A Prefeitura de Contagem, em parceria com o Sebrae Minas, realizou a 1ª Oficina do Plano Municipal de Turismo, dando início ao processo de elaboração do documento que irá orientar e propor as diretrizes para o desenvolvimento do setor turístico na cidade. O encontro foi realizado na manhã de terça-feira (20/5), na Administração Regional Vargem das Flores, reunindo gestores públicos, empreendedores, empresários e moradores da região da Vargem das Flores.
“Vargem das Flores concentra importantes atrativos naturais e culturais, como a represa, igrejas patrimoniadas, trilhas, gastronomia local e experiências ligadas ao turismo rural e de ecoturismo. Iniciar a construção do Plano de Turismo por aqui é, também, uma forma de reconhecer e valorizar esses ativos, além de ouvir de perto os moradores e empreendedores locais, que são fundamentais nesse processo”, destacou Thalita Brito, superintendente de Turismo.
O objetivo da oficina foi proporcionar um espaço de diálogo e construção coletiva, no qual os participantes puderam colaborar com ideias, demandas e propostas para fortalecer e consolidar o turismo em Contagem. Esta etapa inicial é fundamental para garantir que o plano reflita as potencialidades, os desafios e as expectativas da comunidade local.
“O encontro foi muito importante para começarmos a construir um turismo voltado para a valorização do meio ambiente. A região tem um potencial enorme e, junto com outros setores, estamos elaborando um plano que certamente vai beneficiar toda a comunidade, gerando desenvolvimento, renda e preservação”, disse a empreendedora Ellen Greyce.
O Plano Municipal de Turismo tem como proposta estruturar o setor de forma estratégica e participativa, promovendo a valorização da cultura, do meio ambiente e dos atrativos da cidade.
Entre as ações futuras previstas estão o mapeamento dos atrativos turísticos, criação de roteiros, definição de uma identidade visual para o selo do circuito turístico local e o fortalecimento da economia por meio do desenvolvimento do setor. A iniciativa é conduzida pela Secretaria Municipal de Cultura por meio da Superintendência de Turismo e conta com o apoio técnico do Sebrae Minas.